A "Operação Inverno 2021" da Polícia Militar (PM) tem início oficialmente nesta segunda-feira (21) na Serra catarinense. O efetivo policial é reforçado na época mais fria do ano nas cidades turísticas de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Lages e Bom Retiro. A operação vai até agosto e cerca de 50 policiais devem ser encaminhados para a região.


A operação vai envolver policiais militares, ambientais, rodoviários, a cavalaria e o canil. A solenidade para o lançamento oficial da operação acontece nesta segunda no mirante da Serra do Rio do Rastro. (Veja mais abaixo).


"Já sabendo que o movimento nas rodovias estaduais será impactado diretamente, com o aumento no fluxo de veículos de passeio e transporte de passageiros na região, são necessárias implementações específicas no policiamento preventivo, não só para garantir a segurança viária, como também para todo o segmento turístico envolvido no contexto", informou a corporação por meio de nota.


'Operação inverno 2021' começa nesta segunda-feira (21) na Serra de SC — Foto: NSC TV/Reprodução



 Desde sexta-feira (18), algumas cidades já começaram a receber um reforço na segurança. Em Urubici 19 policiais militares estão na cidade para fiscalizar os pontos turísticos e orientar os visitantes para a cumprimento do decreto sanitário estadual.


Serão feitas ainda operações de trânsito, orientações aos turistas e varreduras para a segurança dos moradores. 



Mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra (SC) — Foto: Polícia Militar/Reprodução


Lançamento oficial e alteração no trânsito



Para o lançamento oficial da operação o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro sofrerá alterações. Em razão da solenidade programada para às 11h, no mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, a circulação estará liberada na localidade somente até às 13h.


A partir de terça-feira (22) o tráfego volta a ser fechado nos horários já estipulados, para continuidade nas obras de reparação do trecho.