Presidentes de diversos países parabenizaram o ex-deputado e líder estudantil Gabriel Boric, no domingo (19), em suas redes sociais após ele garantir a vitória na eleição presidencial do Chile.


Com mais de 99% dos votos contados, Boric, de 35 anos, que lidera uma ampla coalizão de esquerda, teve 55,86% dos votos, contra 44,14% de José Antonio Kast, da extrema direita.


Além de líderes de Estado da América Latina, Pedro Sánchez, presidente da Espanha, também cumprimentou Boric.   


Confira o que disseram os líderes:


Miguel Dias-Canel, presidente de Cuba: "Cordiais parabéns a @gabrielboric por sua eleição como Presidente do Chile em uma vitória histórica. Confirmamos nossa vontade de expandir as relações bilaterais e a cooperação entre nossos dois países."


Ivan Duque, presidente da Colômbia: "Parabéns a @gabrielboric por sua eleição como novo presidente do Chile. Expressamos nosso interesse em trabalhar juntos para fortalecer a relação bilateral histórica e fraterna que nos une. Somos países irmãos."


Alberto Fernandez, presidente da Argentina: “Quero parabenizar @gabrielboric por ter sido eleito presidente do querido povo do Chile. Devemos nos comprometer a fortalecer os laços de fraternidade que unem nossos países e trabalhar junto com a região para acabar com a desigualdade na América Latina.”


Nicolas Maduro, presidente da Venezuela: "Parabenizo o pacto Apruebo Dignidad por sua vitória e o recém-eleito presidente do Chile, Gabriel Boric. Saúdo o povo de Salvador Allende e Victor Jara por sua retumbante vitória sobre o fascismo. Grande dia democrático! Viva o Chile!"


Luis Arce, presidente da Bolívia: “Saudamos o triunfo eleitoral de @gabrielboric, que é o triunfo do povo chileno. A democracia latino-americana se fortalece a partir da unidade, do respeito e, acima de tudo, da vontade de nosso povo. Parabéns ao presidente eleito do Chile! "


Pedro Catillo, presidente do Peru: “Parabéns pelo triunfo, meu caro amigo @gabrielboric. A vitória que você conquistou é a do povo chileno e a compartilhamos com o povo latino-americano que deseja viver em liberdade, paz, justiça e dignidade. Continuemos para lutar pela unidade de nossas nações. "


Luis La Calle Pour, presidente do Uruguai: “Parabenizo o presidente eleito do Chile @gabrielboric e desejo-lhe muito sucesso para o bem do povo chileno”.


Pedro Sánchez, presidente da Espanha: "Parabéns @gabrielboric por sua vitória nas eleições presidenciais chilenas. O povo chileno avança com esperança em direção a um futuro mais justo, feminista e ambiental. Nossos países continuarão a fortalecer suas relações, estreitando os laços entre a América Latina e a UE."


Fonte: G1