A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta quinta-feira (23) que um ciclone extratropical que atua sobre o oceano pode causar rajadas de vento de até 60 km/h e ondas de até três metros de altura no litoral do estado. Segundo o órgão, a condição de ventos está prevista até as 23h59 de quinta e as ondas até o 12h de sexta-feira (24). 




Rajadas de vento previstas para a região costeira de SC nesta quinta-feria (23) — Foto: Defesa Civil/ Reprodução


 De acordo com a Defesa Civil, o ciclone extratropical tem seu centro no Oceano Atlântico e pode causar ventos de moderada a forte intensidade (de 50 km/h a 60 km/h) até que o fenômeno se afaste para o alto mar.  



Toda a região costeira está em estado de observação para a possibilidade de ocorrências associadas ao vento.


De acordo com a Central de Meteorologia da NSC, as temperaturas previstas para esta quinta são elevadas em todo o estado. No Oeste as máximas são de 34ºC, no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte faz 29ºC.


No Sul do estado e no Litoral os termômetros devem atingir 28ºC e na Serra e Planalto Norte, 26ºC e 25ºC, respectivamente.  


Mar agitado


A presença do fenômeno também contribuirá para deixar o mar agitado. São esperadas ondas com direção sul de 2 a 2,5 metros e picos de até 3 metros.


O órgão destacou a região da Grande Florianópolis e o Litoral Norte como locais de atenção.  



Mar fica agitado em SC durante ação de ciclone extratropical no oceano, afirma Defesa Civil — Foto: Defesa Civil/ Reprodução


Recomendações


Ventos fortes


Busque um local abrigado longe de árvores, placas e postes de energia,

Fique longe de janelas

Mar agitado


Evite navegação ou atividade de pesca;

Evite banhar-se no mar ou praticar esportes náuticos,

Evitar caminhar ou pedalar na orla.




Fonte : G1